Artrose: Sintomas e soluções terapêuticas inovadoras

Osteoartrite
A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite, caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem articular e do osso subjacente. Ela comumente afeta articulações que suportam peso, como joelhos, quadris e coluna, mas também pode afetar mãos, pulsos e outras articulações. Estima-se que cerca de 10% dos homens e 18% das mulheres com 60 anos ou mais tenham osteoartrite sintomática. Aos 65 anos, quase 30% das pessoas têm osteoartrite e, aos 85 anos, a prevalência aumenta para cerca de 80%.
A apresentação clínica da osteoartrite varia dependendo da articulação envolvida e da gravidade do dano à cartilagem.

Sintomas
Os principais sinais e sintomas da osteoartrite incluem:
Dor
- A dor articular é a marca registrada da Osteoartrite, geralmente exacerbada por atividades ou sustentação de peso e aliviada pelo repouso.
Rigidez
- Pode ocorrer pela manhã ou após períodos de inatividade e melhora com a atividade. A rigidez geralmente resulta em redução da amplitude de movimento (ADM).
Inchaço
- Pode ocorrer devido ao acúmulo de líquido sinovial ou inflamação ao redor da articulação.
Crepitação
- A sensação ou som audível de rangido ou estalo (conhecido como crepitação) é comumente sentido ou ouvido durante o movimento da articulação afetada.
Instabilidade Articular
- Relacionada ao comprometimento funcional (uma sensação de instabilidade articular ou "ceder") ou fraqueza muscular.
Função Diminuída
- A osteoartrite pode causar interferência significativa nas atividades diárias. Dor, rigidez e fraqueza contribuem para a diminuição da função.
Fatores de Risco incluem idade, sexo, obesidade, lesões articulares, genética e riscos ocupacionais.

Intervenções
Uma combinação de fisioterapia e exercícios será parte essencial da recomendação para o manejo e tratamento da osteoartrite. Unidades TENS são frequentemente usadas para alívio da dor a curto prazo e podem ser aplicadas em casa.
Modalidades médicas e cirúrgicas, como AINEs, paracetamol, analgésicos tópicos e injeções de corticosteroides/ácido hialurônico, podem ser prescritas para o tratamento da osteoartrite.
Medicamentos como AINEs, paracetamol, analgésicos tópicos e injeções de corticosteroides/ácido hialurônico podem ser prescritos para o tratamento da osteoartrite.
TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO
DE ALTA INTENSIDADE (PBMT)
Há um interesse crescente e justificado no uso da terapia de Fotobiomodulação (PBMT) (Laser) para o tratamento da osteoartrite. Os efeitos terapêuticos da PBMT na melhora da dor e da função têm sido amplamente comprovados em pesquisas. Mais recentemente, a ênfase da pesquisa mudou da terapia a laser de baixa intensidade para a PBMT de alta intensidade (HI). Um estudo de Poenaru et al (2024) comparou as duas terapias e demonstrou resultados muito melhores com a PBMT de alta intensidade na redução da dor e na melhora da função na osteoartrite do joelho. Afirmando que o efeito analgésico é rápido, cumulativo e duradouro. Uma meta-análise realizada por Khalilizad et al. (2024) constatou que a PBMT de Alta Intensidade combinada com exercícios demonstrou melhora significativa nos resultados tanto para dor quanto para função do joelho em pacientes com osteoartrite do joelho. Uma revisão sistemática e meta-análise adicional realizada por Cai et al. (2023) comparou a PBMT de Alta Intensidade a outras intervenções para osteoartrite do joelho (OAJ). Estas incluíram: outras terapias a laser, terapias convencionais ou exercícios. Os autores concluíram que a PBMT de Alta Intensidade deve ser recomendada para o alívio da dor em pacientes com OAJ em detrimento de outros tratamentos.
Leia mais sobre a Solução de Terapia Lightforce para redução da dor e melhora da função aqui